terça-feira, 1 de março de 2011

Paz, fraternidade e amor! TROTE não!




Boa noite!

Hoje eu vi uma cena que me deixou muito triste e chateada. Aliás sempre me deixou triste... TROTE.
Aquela fileira de pessoas amarradas, como animais, com os rostos pintados e roupas rasgadas.

Exagerada? Nem um pouco.

Algumas delas estavam até sorrindo... Mas também, será que teriam outra opção??? Afinal de contas, precisam ser aceitas, enturmadas, fazer parte da galera.

Eu quando passei no vestibular de Odontologia em Lins, também recebi Trote. E foi horrível. Não me esqueço.
Vestida com uma roupa ridícula, descalça, sendo obrigada a caminhar no sol quente, com os pés queimando. Eles mandavam a gente ajoelhar na frente de muitas residências e ficar latindo e irritando o cachorro do dono da casa.
Depois, todos amarrados novamente... voltávamos para a porta da faculdade onde éramos "benzidos" com óleo quente.

Aí, minha paciência terminou. Fui embora e só voltei na faculdade quando realmente havia começado as aulas.
E na volta às aulas, fiquei sabendo que uma colega estava internada com alergia àquele óleo quente.

A minha atitude de não aceitar ser humilhada, desrespeitada, machucada, fez com que uma veterana( que de alguma forma idiota, pensava que era melhor que alguém) fosse até a minha casa me ameaçar.
No meu caso, tudo parou por aí, porque com a internação da minha colega, os veteranos ficaram com medo! A valentia deles tinha acabado.

Meu Deus... até quando vamos ver atitudes como esta acontecer! Quantos pais já perderam seus filhos? Em um momento que era para ser de alegria, de satisfação.

Por isso, que sou contra!

Contra a burrice, contra a maldade, contra a violência, contra a prepotência, e mais, contra a cegueira!!!
Porque a faculdade, na minha opinião, tem culpa sim! Não é porque o trote é feito longe da faculdade, que ela não seja responsabilizada.
Aqui em Marília,todo mundo sabe aonde os alunos ficam pedindo dinheiro.
Os pais entregam seus filhos, muitos criados e estudados com esforço, para isso?

Em Mogi das Cruzes na UMC, na época de começo de ano, a faculdade investe em seguranças com câmeras na mão. O aluno que chegar perto, ou fizer qualquer brincadeira com um aluno novo, paga caro. Lá os alunos perderam essa vontade "animal" de maltratar o outro ser humano.
É arrecadado muitos alimentos, roupas e doado tudo para entidades que necessitam de um carinho e atenção.

Por isso, pedi PAZ hoje...Precisamos de PAZ.

De dar exemplos para as novas gerações. De fraternidade, amizade, de educação ao próximo.
Entrar numa faculdade é fase de alegria, de recompensa, de fazer novos amigos.

Eu vou continuar sendo contra esse e qualquer outro tipo de agressão ou violência, e continuar também rezando para que um dia TROTE seja uma lembrança triste do passado.



Até mais...

2 comentários:

  1. Olá queridas!
    Também concordo com vocês quanto ao trote! Tanta coisa melhor para se fazer para comemorar este momento! ai ai...
    Bom, passei para convidá-las para ver o festival de Páscoa que preparei em meu blog!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Vim te convidar pra participar do sorteio de 4 fofíssimos infusores de chá da Villa Pano no BlogArte.
    Passa lá!!!!
    Beijins,
    Andrea Guim

    ResponderExcluir